Bicicletas como transporte público no Brasil
Samba no pé(dal)
O sistema de bicicletas públicas, Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel (SAMBA), foi lançado comercialmente no mês de Janeiro de 2009, após licitação realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro, com previsão de implantação de até 50 estações e 500 a 1000 bicicletas, nos bairros de: Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca.
O sistema de bicicletas públicas, Solução Alternativa para a Mobilidade por Bicicletas de Aluguel (SAMBA), foi lançado comercialmente no mês de Janeiro de 2009, após licitação realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro, com previsão de implantação de até 50 estações e 500 a 1000 bicicletas, nos bairros de: Copacabana, Leblon, Ipanema, Lagoa, Botafogo, Flamengo, Centro e Tijuca.Até o momento foram implantadas 19 estações nos bairros de Copacabana, Leblon, Ipanema e Lagoa.
A empresa vencedora de licitação e responsável pela implantação e operação do projeto é a SERTTEL (www.serttel.com.br), empresa com 21 anos de mercado, especializada em Mobilidade Urbana.
CONCEITOS E OBJETIVOS DO PROJETO
O sistema SAMBA é baseado no aluguel de bicicletas acessíveis em estações, distribuidas em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, providas de mecanismo de auto-atendimento, caracterizando-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas como meio de transporte de pequeno percurso, para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.
O projeto disponibiliza para os moradores e visitantes da cidade do Rio de Janeiro, uma malha de estações de bicicletas na quais estes poderão retirar uma bicicleta, utilizá-la para realização de pequenos percursos e devolvê-la na mesma ou em outra estação.
Este serviço tem como premissas:
Fonte e mais informações: www.zae.com.br/zaerio/home.asp
CONCEITOS E OBJETIVOS DO PROJETO
O sistema SAMBA é baseado no aluguel de bicicletas acessíveis em estações, distribuidas em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, providas de mecanismo de auto-atendimento, caracterizando-se como uma solução tecnológica sustentável para a utilização de bicicletas como meio de transporte de pequeno percurso, para facilitar o deslocamento das pessoas nos centros urbanos.
O projeto disponibiliza para os moradores e visitantes da cidade do Rio de Janeiro, uma malha de estações de bicicletas na quais estes poderão retirar uma bicicleta, utilizá-la para realização de pequenos percursos e devolvê-la na mesma ou em outra estação.
Este serviço tem como premissas:
- Valorizar a bicicleta como meio de transporte e não apenas para lazer;
- Facilidade, versatilidade e alta rotatividade de utilização para pequenos percursos;
- Redução dos engarrafamentos nas áreas centrais das cidades;
Fonte e mais informações: www.zae.com.br/zaerio/home.asp
0 comentários:
Postar um comentário